Bolsonaro faz pronunciamento para si mesmo

Inovador em sua maneira de se comunicar, o presidente Jair Bolsonaro subiu mais um patamar ontem: “Pela primeira vez, um presidente da República convocou um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para ler uma mensagem que era endereçada a si próprio”, explicou Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação do Governo.

O texto, redigido por adultos, foi lido por Jair Bolsonaro. “Ele teve até que colocar óculos. A gente espera que tenha assimilado aquelas palavras que leu”, disse, numa prece, o General Heleno. “Mas ficou bonito o texto, né? Bolsonaro usou expressões como ‘quaisquer’ e fez a crase certinha em ‘àqueles'”, celebrou.

Abaixo, os principais trechos endereçados a Bolsonaro que foram lidos por Bolsonaro:

“Espalhar dados e mensagens infundadas, dentro ou fora do Brasil, não contribui para resolver o problema e se presta apenas ao uso político e à desinformação”.

Neste trecho, o autor do texto Bolsonaro espera que Jair Bolsonaro assimile que sua reação inicial às queimadas foram infantis. O presidente culpou as ONGs e nunca mostrou provas. E já havia divulgado um vídeo com imagens da Dinamarca para dizer que a Noruega matava baleias.

“Somos um governo de tolerância zero com a criminalidade e na área ambiental não será diferente”

Aqui, o redator do texto – um adulto – alerta para os riscos de interferência de Bolsonaro na Polícia Federal e na Receita Federal. Para o fato de que Bolsonaro não pretende escolher um nome da lista tríplice formulada por procuradores para suceder a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, quebrando uma tradição. Além das mudanças que foram feitas para esvaziar o COAF. E ainda pergunta nas entrelinhas: “Cadê o Queiroz?”.

Na área ambiental, conforme mostrou a reportagem “O meio ambiente como estorvo”, da revista piauí, o ministro Ricardo Salles esvaziou órgãos de fiscalização e eliminou as pastas específicas voltadas à mudança climática. A vigilância interna é total. O repórter Bernardo Esteves relata casos de conversas de Whatsapp vazadas, telefones grampeados, olheiros infiltrados em reuniões de servidores. Em março, o chefe de gabinete do ministro, coronel Antonio Roque Pedreira Junior, determinou que as equipes trabalhassem com as persianas abertas.

“Em anos mais quentes, como esse 2019, elas [as queimadas] ocorrem com mais frequência”

Será que uma frase dita por Bolsonaro pode contribuir para Bolsonaro refletir sobre a importância da ciência, dos dados e de priorizar o combate às mudanças climáticas? Essa é a questão que o autor do texto – um adulto – tentou semear aqui.

“A floresta amazônica é parte essencial da nossa história, do nosso território e de tudo que nos faz sentir ser brasileiro”

O autor do texto – um adulto – espera que Bolsonaro tenha compreendido esse trecho.

“Seguimos, como sempre, abertos ao diálogo com base no respeito, na verdade e cientes da nossa soberania”

O autor do texto – um adulto – espera que Bolsonaro transita essa mensagem para seus filhos – especialmente Eduardo e Carlos.

“O Brasil continuará sendo, como foi até hoje, um país amigo de todos e responsável pela proteção de sua Floresta Amazônica”

Claramente Bolsonaro não leu essa frase antes de proferi-la. O adulto, no entanto, torce para que o espírito de fraternidade e diálogo presente nessas palavras provoque reflexões profundas no presidente.