Petra Costa lança o filme Fluminense em Vertigem

Com a derrota de 1 a 0 para o lanterna Avaí ontem no Maracanã, a premiada cineasta Petra Costa concluiu as filmagens de “Fluminense em Vertigem”, um spin-off do seu aclamado documentário “Democracia em Vertigem”. “Percebi que o Fluminense se esfarela junto com a democracia brasileira”, narra Petra, no início do filme.

“Fluminense em Vertigem” mostra que o tricolor, ciente de seu dever cívico, sempre encampou as demandas nacionais. “No final da década de 90, quando se doou a jogar a série C, o Fluminense jogou luz sobre os clubes menos favorecidos do futebol brasileiro. Alguma coisa no tecido social se mexeu. Anos depois, como resultado, Lula jogou luz sobre os menos favorecidos e tirou mais de 30 milhões de brasileiros da miséria”, explicou.

O mesmo aconteceu, segundo o filme, com o bicampeonato brasileiro conquistado pelo Fluminense em 2010 e 2012. “Fica clara ali uma parceria com o setor privado, no caso a Unimed, para garantir mais eficiência. Nascia ali, no tecido social brasileiro, a demanda que gerou Paulo Guedes”, explicou.

Agora, o Fluminense espelha a democracia brasileira. “Ambos caminham de forma letárgica quando entram em campo e apenas aguardam seu aniquilamento iminente”, concluiu.